Instruções de coleta

COLHEITA DE URINA PARA A CULTURA
Colheita
A colheita bem feita, da urina para a cultura, é fundamental. A melhor amostra é a primeira da manhã ou aquela emitida após repouso miccional de, pelo menos, três horas. Antes de colher a urina, fazer uma cuidadosa e rigorosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar. As mulheres devem manter os joelhos afastados para evitar o contato da urina com os genitais. Se a colheita for feita no período menstrual, é necessário colocar um tampão de gaze na vagina para que não ocorra contaminação da urina com o sangue menstrual.

Amostra
Em geral, é utilizado o jato médio da urina para a análise; assim, a primeira parte (jato inicial) e a última (jato final), são desprezadas e o jato médio colhido diretamente no coletor estéril. Eventuais alterações no resultado do exame podem ser devidas a utilização de amostra inadequada da urina.

Contaminação
Devido a possibilidade de contaminação da amostra, é preciso que a colheita para este tipo de exame seja feita no laboratório, sob a supervisão da atendente especializada.

Crianças
Em crianças, quando não for possível colher o jato médio, deve-se fazer uma cuidadosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar. Aplicar o coletor infantil estéril, de modo que fique bem aderente à pele. Este coletor deve ser trocado de hora em hora, repetindo-se a limpeza a cada vez, até que a criança urine. O volume total da micção é aproveitado. Devido a possibilidade de contaminação da amostra, é preciso que esta colheita seja feita no laboratório, por atendente especializada e com a cooperação da mãe ou responsável.

Casos Especiais
Colheitas especiais poderão ser determinadas pelo seu médico assistente ou sugeridas pelo Patologia Clínico do laboratório.

COLHEITA DE URINA DE 24 HORAS

Colheita
A colheita deste material requer sua cuidadosa cooperação. Na manhã do dia da colheita (quando acordar), a bexiga deve ser completamente esvaziada; esta amostra de urina é desprezada e o horário (horas e minutos) anotado. Todas as micções seguintes são recolhidas no frasco apropriado. No fim do período de 24 horas (exatamente na mesma hora da manhã que foi anotado no dia anterior) a bexiga é esvaziada e esta última amostra é adicionada às já colhidas.

Conservação
Os frascos devem permanecer refrigerados durante todo o período de 24 horas e enviados ao laboratório logo após o término das colheitas.

Erros
A perda de alguma amostra durante o dia, ou a inclusão de duas amostras da manhã ao acordar são os erros mais comuns encontrados neste tipo de colheita. Cuidado! De acordo com o tipo de análise a ser executada, poderá existir ácido dentro do frasco. Assim, é necessário todo cuidado ao manuseá-lo. Manter fora do alcance de crianças. Na geladeira, certifique-se que esteja bem identificado.


Casos Especiais
Situações especiais deverão ser determinadas pelo seu médico assistente ou sugeridas pelo Patologista Clínico do IACS.

Observação
Eventuais alterações no resultado de exame podem ser devidas a utilização de amostra inadequada de urina.
 

COLHEITA DE URINA TIPO 1

Colheita
A colheita bem feita da urina para o exame tipo 1 é fundamental. A melhor amostra é a primeira da manhã ou aquela emitida após repouso miccional de, pelo menos, três horas. Antes de colher a urina, fazer uma cuidadosa e rigorosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar. As mulheres devem manter os joelhos afastados para evitar o contato da urina com os genitais. Se a colheita for feita no período menstrual, é necessário colocar um tampão de gaze na vagina para que não ocorra contaminação da urina com o sangue menstrual.

Amostra
Em geral, é utilizado o jato médio da urina para a análise; assim, a primeira parte (jato inicial) e a última (jato final), são desprezadas e o jato médio é colhido diretamente no coletor e enviado rapidamente ao laboratório.

Crianças
Em crianças, quando não for possível colher o jato médio, deve-se fazer uma cuidadosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar. Aplicar o coletor infantil, de modo que fique bem aderente à pele; colher o volume total da micção e enviar rapidamente ao laboratório.

Casos Especiais
Em casos especiais a amostra utilizada para exame poderá ser o jato inicial, o jato final, ou mesmo o volume total da micção. Estas condições devem ser determinadas pelo seu médico assistente ou sugeridas pelo Patologista Clínico do Laboratório.
 

Observação
Eventuais alterações no resultado do exame podem ser devidas a utilização de amostra inadequada de urina.

COLHEITA DE SANGUE

Identificação
Apresente o seu documento de identificação na Recepção. Há muitos nomes iguais. Para retirar o resultado dos seus exames traga o comprovante numerado fornecido pelo Laboratório. Estes cuidados visam a sua segurança.

A Punção Venosa
Na maioria das vezes a punção da veia e a aspiração do sangue é rápida e associada a desconforto pequeno. Algumas vezes, principalmente no caso de veias finas e profundas, há necessidade de novas tentativas. Pessoas sensíveis podem apresentar palidez, suor, tontura e mesmo desmaio. Se você se enquadra neste tipo, avise o funcionário antes de colher o sangue, para que ele providencie para que a colheita seja feita com você deitado.
Em pessoas com hemostasia normal, bastam alguns minutos de compressão com o algodão para que cesse o sangramento. Mesmo procedendo com todo cuidado – localização precisa da veia e compressão local – pode aparecer mancha roxa que indica extravasamento de sangue para fora da veia. Esta mancha habitualmente desaparece em dias. Se houver dor ou crescimento exagerado na região puncionada, entre em contato com os médicos do Instituto.

Preparo Prévio
O jejum é obrigatório para a colheita do sangue para a realização de alguns exames como, por exemplo, a glicemia e os triglicérides; para outros, como o hemograma, o jejum é recomendável mas não imprescindível; e para certo número de exames ele é plenamente dispensável. A ingestão de bebidas alcoólicas altera exames como os triglicérides e a gama-glutamil transferase. O ideal seria abster-se de álcool uma semana antes de qualquer exame. O exercício físico extenuante ou prolongado, a gravidez, o tipo de alimentação, a fase do ciclo menstrual, o horário da coleta, o uso de medicamentos, também podem alterar o resultado de muitos testes. Como a relação dos interferentes é muito grande e varia com o tipo do teste, é recomendável informar-se no laboratório, pessoalmente ou pelo telefone (93) 9138-4242, a respeito do eventual preparo prévio que possa ser necessário.

Nova Coleta
Quando interferentes se misturam e originam resultados incompatíveis, quando existe necessidade de confirmar resultados duvidosos ou quando ocorre quebra dos tubos durante a centrifugação, haverá necessidade de fazer nova colheita de sangue. Isso não é infrequente. O laboratório entrará em contato consigo solicitando o seu retorno para fazer a nova coleta e rever a data de entrega dos exames.

Crianças
As crianças devem ser esclarecidas em casa pelos seus pais a respeito do procedimento. É conveniente que elas não sejam iludidas, e sim alertadas de que haverá uma pequena dor no momento da picada, mas que a cooperação delas, mantendo o braço imóvel, concorrerá para que a colheita seja rápida e com o mínimo de desconforto. No momento da colheita os familiares devem deixar a área ou manter-se em silêncio. Os nossos técnicos são capacitados e possuem experiência para encontrar, o mais rápido possível, a maioria das veias.

COLHEITA DE FEZES PARA PESQUISA DE SANGUE OCULTO

Atenção
O material a ser analisado deve ser colhido sob rigorosas condições técnicas para que o resultado seja válido.

Medicamentos
O ideal é que durante os dias de dieta não se tome nenhum medicamento, pois existe uma longa lista dos que podem levar a resultados alterados. Alguns estão terminantemente proibidos, como aqueles que contêm ferro, as vitaminas em geral e os irritantes da mucosa gastrointestinal.

Colheita
Antes da colheita, deverá ser mantida por um prazo mínimo de três dias, uma dieta que não contenha carne de qualquer espécie (nem peixe), nabo, mostarda, vegetais verdes, álcool. Durante este período não utilizar palito de dentes nem fio dental, e escovar os dentes com muita suavidade evitando sangramento gengival. Não colher as fezes se existir hemorróida sangrante, nem durante o período menstrual. No quarto dia após o início da dieta, colher uma porção de fezes e enviar ao laboratório.

Resultados
Este teste, por não ser específico para sangue humano deverá ser repetido em casos duvidosos, que podem ocorrer, em geral, pela não observação da dieta ou pelo uso de medicamentos.

COLHEITA DE FEZES PARA CULTURA DE ROTINA

Quando Fazer o Exame
As fezes destinadas ao exame devem ser colhidas de preferência na fase aguda da doença (diarréia) e antes de qualquer tratamento.

Como Colher
A colheita é feita evacuando sobre plástico limpo e seco, evitando o contato com água ou urina.Transferir uma parte (o equivalente a uma colher de café cheia) do material (de preferência a parte que contenha elementos anormais como muco, pús ou sangue) para o frasco de colheita com meio de transporte oferecido pelo laboratório. Se as fezes forem líquidas, colocar cerca de 5 ml (uma colher de sopa) no frasco especial com o meio de transporte. Enviar ao laboratório logo após a colheita. Não refrigerar.

Crianças
Em crianças, pode-se vestir a fralda invertida para que as fezes não sejam absorvidas pelo tecido. Em seguida, colocar a quantidade de 5ml (colher de sopa) no frasco de transporte.

Observação
Fraldas com fezes secas, ou fezes em recipientes sem o líquido especial de transporte fornecido pelo laboratório, não se prestam ao exame de cultura a não ser que sejam frescas (recém emitidas), isto é, enviadas ao laboratório com menos de hora após a passagem.

Casos Especiais
Cultura de fezes para outras bactérias – que não a Salmonella sp, Shigella sp e E. coli – devem ser especificadas pelo seu médico assistente.

COLHEITA DE FEZES PARA EXAME PARASITOLÓGICO

Qual Amostra
A melhor amostra é de fezes frescas, enviadas ao laboratório logo após a colheita. Como rotina recomenda-se a análise de três amostras colhidas com intervalo de dois ou três dias entre elas.
Solicite à recepcionista os frascos e instruções de seu uso, para a coleta das três amostras de fezes.

Colheita
A colheita é feita evacuando sobre plástico limpo e seco, evitando o contato com água ou urina. Transferir uma parte do material para o frasco de colheita. Fezes sólidas podem ser guardadas na geladeira durante a noite para serem entregues ao laboratório pela manhã. Fezes líquidas ou pastosas devem ser colocadas: uma parte em frasco comum e outra parte em frasco com líquido conservante especial, fornecido pelo laboratório e enviadas rapidamente para o laboratório.

Quanto Colher
Fezes sólidas podem ser colocadas no frasco coletor preenchendo o seu volume. Fezes líquidas devem ser colocadas no frasco especial, na proporção de uma parte de fezes para três partes do líquido conservante.

Crianças
Em crianças, pode-se vestir a fralda invertida para que as fezes não sejam absorvidas pelo tecido e, em seguida, transferidas para os frascos conforme descrito acima.

Medicamentos
Várias drogas podem dificultar a execução do exame, entre elas compostos de bismuto, óleo mineral, antidiarréicos em geral, antiácidos, anti-helmínticos, antibióticos, antiparasitários, iodetos, kaolim, ferro, magnésio. Por esta razão o exame deve ser feito, de preferência, três ou quatro dias após a sua suspensão.

COLHEITA DE ESPERMA

Preparação
O exame deve ser precedido de uma pausa de ejaculação (jejum sexual) de quatro dias. Antes da colheita lavar o pênis com água e sabão, enxaguar bem e secar.

Colheita
Deixe o frasco fornecido pelo laboratório, sem tampa, para receber a ejaculação, fechando logo após a colheita. O esperma poderá ser colhido no laboratório por auto estimulação, ou na própria residência, desde que, neste caso, seja entregue no laboratório antes de decorridos vinte minutos após a ejaculação; para isto é necessário que a Recepção do laboratório esteja previamente avisada. De qualquer forma, o volume total deve ser colhido com cuidado para que não haja perda do material.Não fazer uso de camisinha de Vênus para a coleta do esperma.

CONTROLE DE VASECTOMIA

Proceder do mesmo modo para o exame normal.

CULTURA DE ESPERMA

Para a cultura, o material deverá ser colhido no laboratório, fazendo-se a higiene prévia e depositando o material em frasco estéril especial, fornecido pelo laboratório.

COLHEITA DE ESCARRO PARA PESQUISA DE B.K.

A melhor amostra é a colhida pela manhã antes de escovar os dentes e após lavagem da boca com água. Deposite no frasco o material que procede do interior dos pulmões e que deve sair por esforço de tosse. Repetir esta operação até obter pelo menos três escarros. Tomar cuidado para este material não se contaminar com saliva.
Se o material for escasso, o paciente deve deitar sobre uma mesa, apoiando o peito sobre uma almofada e com os braços e cabeça mais baixos; inspirar profundamente, reter o ar por instantes e soltar violentamente com esforço de tosse. Colher o material do mesmo modo e enviar ao laboratório imediatamente.